"Aos vinte e oito dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e quarenta e seis (1946), nesta cidade de Rio Preto, no Salão de festas do Hotel São Paulo, no 3º andar do edifício Curti, sito à Rua Bernardino de Campos, nº 1576, a convite dos Srs. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima e Vitor Buongermino, reuniram-se cinquenta e três (53) jornalistas locais, além dos cronistas esportivos de "A Folha de Rio Preto", e "A Notícia", conceituados matutinos desta cidade, para se proceder a fundação de um clube destinado à prática dos esportes, especialmente a do futebol. Os trabalhos foram iniciados às 20 horas e 30 minutos, tendo inicialmente o Sr. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima, então presidindo a reunião, exposto aos presentes, em linhas gerais, a finalidade da mesma e o Sr. Hélio Ferreira de Almeida, para secretariá-lo.
Sugeriu o Sr. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima que se batizasse o novo clube com o nome AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, por se tratar de um nome simpático, prestando-se assim uma homenagem a esta parte do mundo que tomou a si o encargo de salvá-lo das garras do nazismo que agora sabiamente dirige e executa a construção do mesmo. Com apoio unânime dos presentes ficou denominada AMÉRICA FUTEBOL CLUBE a agremiação ora fundada, tendo sido escolhidos o vermelho e branco para as suas cores oficiais.
A seguir, a convite do Sr. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima, o Sr. Vitor Buongermino leu o modelo oficial de Estatuto de filiado amador da Federação Paulista de Futebol — edição de 1943, para facilitar a elaboração, do estatuto do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, o que foi realizado em seguida. Elaborado, discutido e aprovado o Estatuto do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, foi eleito por aclamação o seu Conselho Deliberativo, formado por vinte (20) membros, dos quais apenas dois estrangeiros e dez (10) suplentes, todos maiores de 21 anos de idade e quites com o serviço militar do país. Ficou assim constituído o Conselho Deliberativo; Vitor Buongermino, João Reverendo Vidal, Dr. Wilson José Minervino, Dr. Anatol Konarski, Dr. Júlio Caio Moreira , Dr. Lauro César Pereira Ribeiro, Dr. Heitor Jacinto Guimarães, Dr. António Pedro de PádUa, Dr. Luiz Otávio Pires, Dr. José Jorge Júnior, Manoel Reverendo Vidal Filho, John C. Walker, Abelardo Menezes, Marcelino Cavalieri Júnior, Kitch Taves, Salina Rachíd Aun, João Sestini, José Barbosa Cruz, Francisco Leôncio Ferraz, Dr. Carlos Rodrigues Nogueira. Para suplentes foram indicados os Srs. Dr. Júlio Amaral, Eduardo Ferreira Fontes, Luiz Paulo A. Ramos, Orlando Costa, Sebastião Pinto, Dr. Jorge Luizelo, Décio Afonso Jacinto de Melo, Alfredo Ribeiro Carneiro, Sebastião de Freitas, Dr. Leo Lerro.
O Conselho Deliberativo elegeu, a seguir, seu Presidente e Secretário, os Srs. Vitor Buongermino e João Reverendo Vidal, respectivamente. Constituído regularmente o Conselho Deliberativo, assumiu pela pessoa de seu Presidente a direção dos trabalhos e conforme lhe compete pelo Estatuto, deu início às eleições para Presidente e Vice-Presidente da Diretoria, bem como do Conselho Fiscal. Foi eleito Presidente o Sr. Antonio Tavares Pereira Lima e Vice-Presidente o Sr. Mário Alves Mendonça. Para o Conselho Fiscal, como membros efetivos, os Srs. Dr. Antonio Sanches, Antonio de Paiva Castro e Raul Moisés Haddad e como suplentes os Srs. Licurgo Beoichi, Nelusco Benfatí e Hilário Sestini. O Presidente do Conselho Deliberativo deu posse aos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal, empossando a seguir, o Sr. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima e Sr. Mário Alves Mendonça, nos cargos de Presidente e Vice-Presidente respectivamente do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE para o biênio de 1946 e 1948.
Uma vez empossado Dr. Antonio Tavares Pereira Lima, nomeou os demais membros da Diretoria, e ficou assim constituída: Presidente: Dr. Antonio Tavares Pereira Lima, Vice-Presidente: Mário Alves Mendonça, Secretário: Hélio Ferreira de Almeida, Tesoureiro: Alberto Alayon de Carvalho, Diretor de Futebol: Agapito Trindade, Diretor Desportivo: Dr. Oswaldo Reverendo Vidal. Tanto na posse dos membros do conselho Fiscal como na da Diretoria, salvas de palmas foram ouvidas o que aumentou sensivelmente o entusiasmo já reinante entre os "americanos". Traçando as primeiras diretrizes do novo grêmio, o Sr. Dr. Antonio Tavares Pereira Lima concitou todos os seus companheiros de Diretoria e de clube, a não pouparem esforços no sentido de fazer do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE um grande clube para engrandecimento do nome esportivo de São José do Rio Preto, conseqüentemente de São Paulo e do Brasil, num trabalho que beneficiará a formação sadia da mocidade.
Prometeu avistar-se com o Sr. Leonardo Gomes, digníssimo Presidente do Rio Preto Esporte Clube, no sentido de obter a sessão da praça de esportes daquela agremiação até que o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE possa contar com a própria. Disse a seguir, que consultaria o Sr. Samy Gorayb sobre a possibilidade da filiação do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE à Federação Paulista de Futebol e inscrição no Campeonato de Futebol do Interior, de 1946, notícia essa recebida com enorme satisfação. Foi servido um "drink" aos presentes e entre hurras e brindes encerraram-se os trabalhos já alta madrugada. E nada mais, havendo a tratar, foi determinado o encerramento da reunião de que eu Hélio Ferreira de Almeida lavrei a presente ata que vai assinada por todos os presentes". |
|