América 0 x 1 Ituano

Pela última rodada da Série A-1, o América acabou perdendo a partida por 1 x 0 contra o Ituano. Com o resultado, a equipe de Itu sagrou-se campeã do Paulistão 2002 e festejou o inédito título em pleno Estádio Benedito Teixeira nesta manhã de domingo.

Precisando da vitória para ser campeão sem depender de outros resultados, o Ituano buscou a vitória desde os primeiros minutos. Melhor tecnicamente que o adversário, o time de Itu criou várias chances de gols no primeiro tempo. Na melhor delas, Fernando recebeu dentro da área e obrigou Edney a fazer uma defesa milagrosa.

No segundo tempo, o América surpreendeu ao voltar mais na frente. O Ituano sentiu a mudança tática e acabou não conseguindo impor seu futebol ofensivo, nem criar chances para chegar à vitória.

O União São João já vencia a Matonense e ao Ituano restava a missão de marcar o gol da vitória. O jogo ganhou clima de dramaticidade. O técnico Ademir Fonseca tentou dar mais agressividade ao time com as entradas de André Bocão e Silvinho, respectivamente, nos lugares de Rycharlyson e Tita.

A partir dos 20 minutos, o Ituano foi todo pressão, enquanto o América assumiu a postura totalmente defensiva. Mas o time, a rigor, teve apenas duas chances reais. Uma com Fernando Gaúcho, que mandou de voleio a bola para fora. Outra na cobrança de falta de Basílio.

O gol saiu apenas aos 40 minutos, quando Lelo percebeu a entrada de Silvinho que desviou a bola para o fundo das redes do goleiro Edney, fazendo a alegria dos torcedores do Ituano que compareceram ao Teixeirão.

Após o gol, não houve mais tempo para a reação do América, que ainda levou uma bola na trave em um chute de Silvinho.

Com a derrota, o América terminou o campeonato na 10º colocação com 25 pontos ganhos.

América Ituano
Edney André Luiz
Gílson Giuliano
Carlão Erivélton
Cláudio Vinícius
Guilherme Lúcio
Batata Everaldo
Perivaldo Richarlyson ( André Bocão )
Almir élson
Toninho ( Barolli ) Tita ( Silvinho )
Paulinho ( Tales ) Basílio
Reinaldo ( Benê ) Fernando Gaúcho ( Lelo )
Técnico: Márcio Rossini Técnico: Ademir Fonseca

Local : Estádio Benedito Teixeira ( São José do Rio Preto )
Gols : Silvinho ( 85' )
Cartões Amarelos : Basílio e Rycharlyson ( Ituano ); Barolli ( América )
Cartões Vermelhos : Não houve
árbitro : Romildo Correa
Auxiliares : Sérgio Cenedezi e Dagoberto Marcio Paganini

São José do Rio Preto, Domingo - 12 de maio de 2002