Equipe testa o fôlego

Os jogadores do América encararam com responsabilidade a bateria de exames físicos e cardiológicos realizados ontem no Instituto do Coração de Rio Preto. O preparador físico Luiz Carlos Silva irá comandar testes de carga muscular e de percentual de gordura. O objetivo é medir a frequência cardíaca de cada um. De posse desta informação, a comissão técnica vai planejar e empregar um trabalho individualizado durante a pré-temporada, prevista para iniciar na próxima quinta-feira.

Na visita ao Instituto do Coração, os jogadores realizaram exames de sangue e depois o teste de esteira (ergoespirometria), ou seja, o cardiopulmonar. “é um exame importante pois nos informa a frequência cardíaca, para o planejamento de treino de cada atleta”, destacou o cardiologista José Carlos Brambatti, que acompanhou a delegação americana.

Além disso, o exame avaliou a capacidade funcional de cada jogador. “O equipamento detecta ainda o consumo de oxigênio total no organismo”, acrescentou Brambatti. A pressão arterial dos atletas também foi aferida.

Os jogadores do América aprovaram a avaliação. “O importante é que vamos começar a temporada preocupados apenas com os treinamentos”, disse o lateral-direito Maricá.

O meio-campista Paulista (27 anos) disse que no início deste ano não passou por exames rigorosos como agora. “Estava no Oeste, de Itápolis, e não tinha nada disso”, conta. Na ocasião, Paulista defendeu o Oeste no Campeonato Paulista A-3 e acabou conquistando o título da temporada.

São José do Rio Preto, Sábado - 27 de dezembro de 2002