América 2 x 3 Corinthians

O América terminou a 1º fase do Campeonato Paulista com uma derrota diante do Corinthians, por 3 x 2, neste domingo pela manhã no Estádio Benedito Teixeira.

O jogo começou em alta velocidade, principalmente pelo lado do América. O time de rio-pretense começou muito bem a partida. Com forte marcação, a equipe teve uma ótima oportunidade para abrir o placar aos 9 minutos. Após chute de Fabinho, a bola sobrou para Jales, livre na marca do pênalti. O atacante bateu de primeira, para fora, perdendo a oportunidade.

O Corinthians respondeu aos 15 minutos. Fábio Luciano foi ao ataque e fez boa jogada. A zaga do América tentou cortar, mas a bola sobrou para Leandro bater forte. O goleiro Adinam fez ótima defesa tocando na bola, que ainda seguiu em direção ao gol mas bateu na trave.

Aos 17 minutos, em rápido contra-ataque, Luiz Fernando cruzou da direita e Jales, novamente livre dentro da área, mandou por cima do gol Aos 20 minutos, o atacante do América acertou o alvo em chute de fora da área, mas o goleiro Doni fez a defesa.

Aos poucos, porém, o Corinthians se acertou em campo, adiantando a marcação e ocupando melhor os espaços no campo de ataque. Aos 24 minutos, Gil quase marcou de cabeça, após Jorge Wagner cruzar. O meia, estreante na equipe, ainda acertou a trave de Adinam aos 27 minutos, depois de virar para o gol de fora da área.

Bem em campo, o time alvinegro abriu o placar aos 35 minutos. Após escanteio para o América, o Corinthians puxou contra-ataque pela direita. Fumagalli lançou Gil na ponta. O atacante cruzou rasteiro na área e Fabrício acertou o ângulo de Adinam, marcando belo gol.

O América caiu de rendimento e praticamente não conseguiu chegar mais com perigo ao ataque. Apenas aos 45 minutos, Jales foi lançado na ponta e preparou para o chute de Luiz Fernando, de fora da área. A bola passou muito perto do gol corinthiano.

A etapa complementar começou equilibrado, com jogadas de ataque de ambos os lados. O América voltou tentando pressionar o Corinthians, mas acabou sofrendo o segundo gol logo aos 8 minutos. Rogério chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Adinam.

Apesar da desvantagem, o América não se entregou em campo e continuou buscando o gol. Aos 20 minutos, Alemão foi até a linha de fundo pela direita e cruzou para a área, encontrando Jales, que bateu de primeira, sem dar chances para o goleiro do Corinthians.

A partida ficou quente. Com o América tentando pressionar, o Corinthians chegou ao terceiro gol. Aos 28 minutos, Kléber cruzou da esquerda e Gil, livre na área, marcou de cabeça. Dois minutos depois, porém, o América diminuiu. Em jogada ensaiada, Luiz Fernando cobrou falta ensaiada, Fransérgio ajeitou de cabeça para Maxsandro, que escorou de cabeça para o gol, finalizando o placar por 3 x 2.

Apesar da empolgação americana, o time não conseguiu pressionar o suficiente para chegar ao gol de empate. Já o Corinthians, nos contra-ataques, continuou levando perigo ao de Adinam. Na melhor oportunidade, Renato, de cabeça, desperdiçou a última grande chance da partida.

Com a vitória, o Corinthians se iguala ao América com 10 pontos no Grupo 3, mas permanece na terceira posição pois perde da equipe de Rio Preto no saldo de gols. A equipe do Parque São Jorge decide a vaga em casa, contra o União São João, no próximo domingo. Para o América, que folga na última rodada, a única chance é uma vitória da eliminada equipe de Araras no Pacaembu.

América Corinthians
Adinam Doni
Maricá ( Alemão ) Rogério
Maxsandro Fábio Luciano
Pedro Paulo ânderson
Rovílson ( Sérgio Lobo ) Kléber
Fransérgio Vampeta
Souza Fabrício
Mancuso Jorge Wagner ( César )
Luiz Fernando Leandro ( Juliano )
Fabinho ( Gedeon ) Fumagalli ( Renato )
Jales Gil
Técnico: Edu Marangon Técnico: Geninho

Local : Estádio Benedito Teixeira ( São José do Rio Preto )
Gols : Fabrício ( 35' ), Rogério ( 53' ), Jales ( 65' ), Gil ( 73' ), Maxsandro ( 75' )
Cartões Amarelos : Mancuso ( América ); Gil, Jorge Wágner e Kléber ( Corinthians )
Cartões Vermelhos : Não houve
árbitro : Sálvio Spinola Fagundes Filho

São José do Rio Preto, Domingo - 16 de fevereiro de 2003