Depois de cinco anos de ausência, quando deixou o futebol profissional ocioso no segundo semestre de cada temporada, o América está retornando ao cenário futebolístico nacional. E como todo começo é difícil e tortuoso, o clube inicia sua trajetória no Campeonato Brasileiro da Série C, a Terceira Divisão, recebendo o Barbarense, às 16 horas, no Estádio Benedito Teixeira.
A última participação americana ocorreu em 1999, quando foi eliminado na primeira fase da Série C. América e Barbarense integram o Grupo 14, junto com Rio Branco de Americana e União São João de Araras.
As equipes paulistas que participam do Campeonato Brasileiro da Série C jogam para manter a tradição do futebol de São Paulo na competição. No ano passado, Ituano e Santo André, campeão e vice, subiram para a Série B. Em 2002, o Marília subiu ao ser vice-campeão (Brasiliense foi campeão), enquanto em 2001, Paulista, campeão, e o Mogi Mirim, vice, subiram para a Série B.
A Série C terá a participação de 60 clubes. Em princípio, a competição teria 64 equipes, mas quatro vagas não foram preenchidas por federações do Norte e Nordeste. Divididos em 16 grupos, os times disputam a primeira fase dentro de seus grupos, em turno e returno e as duas melhores avançam à segunda fase. A partir desta fase da competição, o campeonato será disputado no sistema de eliminatório com jogos de ida-e-volta.
São José do Rio Preto, Domingo - 01 de agosto de 2004
|