O atacante angolano Jonhson Macaba ( 26 anos ), é o mais novo reforço do América para o Paulistão 2005.
Desde os 9 anos de idade no Brasil, ele foi revelado no extinto São Bernardo em 1997. Após passar por Francana, Londrina e Barbarense, o jogador acabou convocado em 2001 para integrar pela primeira vez a seleção da Angola, que disputava uma das vagas africanas para a Copa do Mundo de 2002. Depois disso, Jonhson foi mais 8 vezes chamado para defender a seleção de seu país.
“Nunca joguei no meu país de origem porque saí de lá muito novo, mas depois das minhas atuações no Brasil, sou chamado com frequência”, afirmou o atleta.
Segundo ele, sua primeira convocação aconteceu após uma partida em que o Barbarense perdeu em casa para o Palmeiras por 3 a 1, no Paulistão de 2001. Jonhson foi o autor do único gol do time de Santa Bárbara D’Oeste e vibrou com uma camisa debaixo do uniforme oficial do clube, que estampava as cores da bandeira angolana. “A cena chegou até sua terra natal e os dirigentes da Federação Angolana o descobriram.
A última vez em que Jonhson defendeu seu país foi em agosto do ano passado na Copa Cosafa. A Angola foi eliminada nas quartas-de-final ao perder de 1 x 0 para o Zimbabue. “Na seleção marquei quatro gols e espero ser convocado no início do próximo ano para as Eliminatórias da Copa de 2006, na Alemanha”, afirmou.
O último clube de Jonhson foi o Malatyaspor, da Turquia, onde conseguiu no ano passado uma das vagas na Copa da Uefa. No América, o atacante espera conseguir uma vaga de titular. “Resolvi voltar ao Brasil porque é uma grande vitrine”, informou o atacante.
São José do Rio Preto, Quarta-feira - 01 de dezembro de 2005
|