Nesta segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou algumas das novidades que estarão em seus campeonatos na próxima temporada. As inovações mostradas pelo presidente Marco Pollo Nero procuram colocar um pouco mais de tecnologia no futebol.
A primeira delas é a adoção da informática na arbitragem. No lugar das tradicionais súmulas de papel preenchidas a caneta, estarão dois computadores do tipo palmtop com programas específicos para registar tudo o que acontece em campo: cartões amarelos e vermelhos, substiuições, incidentes, etc.
O aparelho também poderá disponibilizar, quase que imediatamente, os dados para a imprensa, além de permitir consultas sobre a regularidade das inscrições dos jogadores. O novo recurso foi batizado de e-árbitro.
A segunda novidade é de ordem médica. Devido a preocupação com a saúde dos atletas, haverão desfibriladores nos campos.
O modelo da bola que será utilizado nas competições promovidas pela FPF em 2005 é a KV Carbon, fabricada pela Topper. Confeccionada com fibras de kevlar e de carbono, a nova bola promete ser revolucionária pelo fato de possuir fibras orgânicas utilizadas em produtos como coletes à prova de bala e pneus de Fórmula 1, garantindo um produto mais durável e resistente.
São José do Rio Preto, Segunda-feira - 13 de dezembro de 2005
|