Estreando dentro de casa, o América enfrentou o São Paulo, pela segunda rodada do Campeonato Paulista de 2005. Em um jogo emocionante e recheado de gols, o Tricolor venceu por 4 x 3. Apesar da vitória do são-paulina, o destaque do jogo foi o atacante Finazzi, que marcou os três gols do América na partida e assumiu a liderança da tabela de artilheiros com 4 gols marcados.
Mesmo jogando sob o forte calor de Rio Preto, as duas equipes se mostraram muito dispostas, procurando o gol adversário a todo momento.
O primeiro tempo proporcionou aos torcedores que compareceram ao Teixeirão muita emoção. Logo aos 8 minutos, Diego Tardelli abriu o placar para o Tricolor. Após cruzamento da direita feito por Cicinho, o atacante se antecipou a marcação e desviou, tirando a bola do alcance do goleiro Rafael.
O gol não abateu o América, que partiu para cima em busca do empate. Aos 15 minutos, após batida de escanteio, Lairson ficou frente a frente com Rogério Ceni, mas no momento da finalização chutou para fora.
O empate americano veio aos 17 minutos, após falha do zagueiro Rodrigo, Lairson dominou a bola na direita e partiu em direção ao gol, pela direita do ataque. Dentro da área, o atacante rolou para Finazzi, que, livre de marcação, teve apenas o trabalho de empurrar para as redes.
A partida continuou bastante equilibrada, com as duas equipes buscando o gol. Até que aos 31 minutos, após boa troca de passes do meio-de-campo são-paulino, o lateral-esquerdo Júnior recebeu dentro da área e bateu rasteiro cruzado. Danilo ainda desviou e a bola passou por baixo do goleiro Rafael.
O gol não intimidou o América, que empatou dois minutos depois, com Finazzi. O atacante aproveitou o bate rebate dentro da área do São Paulo e chutou forte para empatar a partida.
O jogo seguia num forte ritmo com chances de ambos os lados. Aos 37 minutos, novamente Finazzi levou perigo, o atacante invadiu a área e foi travado pelo zagueiro Rodrigo. Na sobra, Lairson bateu, mas a bola saiu a esquerda de Rogério Ceni.
A partida continuou bastante movimentado na segunda etapa. Aos 10 minutos, a torcida do América reclamou muito de um pênalti em cima do atacante Finazzi, após receber lançamento da direita e dominar no peito, dentro da pequena área.
Aos 15 minutos, o zagueiro Douglas bateu falta com violência e Rogério Ceni espalmou. Um minutos depois, o São Paulo quase marca com Cicinho que tabelou com Grafite e chutou rente a trave direita.
O América dominava as ações do ataque, contudo, o time arriscava muitos tiros de fora da área, o que facilitava as defesas do goleiro do tricolor. E foi o próprio Rogério Ceni que desempatou o placar em São José do Rio Preto.
Após falta marcada na entrada da área do ataque tricolor, aos 24 minutos, Rogério foi para a cobrança. O goleiro bateu no ângulo esquerdo do goleiro Rafael, que nada pode fazer.
E ainda tinha mais. Aos 31 minutos Cicinho recebeu na direita do ataque são-paulino, entrou na área, driblou seu marcador e de esquerda bateu no canto direito alto do goleiro Rafael, marcando o quarto gol da equipe da capital paulista.
Quem achava que o resultado já estava garantido se enganou. Aos 43 minutos, Paulo Santos cruzou na cabeça de Finazzi, que subiu mais que Lugano e marcou seu terceiro gol e o terceiro do América.
Nos minutos finais, o time do interior pressionou muito, mas não evitou a derrota em casa.
Com este resultado, o América está na 17ª colocação, sem nenhum ponto conquistado. Na terceira rodada do Paulistão, a equipe vai a Santos, onde enfrenta a Portuguesa Santista, quarta-feira, às 17:00 horas.
Clique aqui para conferir a súmula do jogo.
São José do Rio Preto, Domingo - 23 de janeiro de 2005
|