América e União São João protagonizaram um jogaço na tarde deste domingo, em Rio Preto, no Estádio Benedito Teixeira, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Num jogo emocionante, o América venceu por 5 x 4.
Mesmo atuando fora de casa, o União São João começou em cima do adversário. Antes dos cinco minutos, o time de Araras desperdiçou duas boas oportunidades de gols. Logo aos sete minutos, o América abriu o placar. O atacante Marcinho recebeu no meio-campo e lançou o Ivan. Ele chutou forte, rasteiro, sem chances para o goleiro Marcão: 1 x 0 América.
Mas o União São João não se entregou e respondeu logo em seguida. Depois de um bate rebate na área, a bola sobrou para o atacante Ivan, que chutou forte para empatar a partida. O gol animou o União que continuou exercendo forte pressão sobre os donos da casa. Com isso o segundo gol não demorou a sair. Aos 25 minutos, o ala Rodrigo tabelou com Deivid, que cruzou na medida para Cris completar para o gol.
Não deu tempo para o União São João comemorar. Dois minutos depois, o meia Guim aproveitou vacilo da zaga adversária e marcou o gol de empate do América. Aos 35 minutos, o União marcou o terceiro. O meia Deivid recebeu ótimo lançamento, partiu para cima do goleiro Andre Zandoná, driblou e tocou para o gol vazio. Aos 42 minutos, quase o América chegou ao empate. Após confusão na área, o zagueiro Júnior Maranhão foi tentar tirar, a bola espanou e bateu na trave do seu próprio goleiro.
Na volta do intervalo, o técnico Márcio Ribeiro foi radical e realizou duas mudanças no América. Ele sacou Mário e Adriano Peixe, para colocar Du e Gílson, respectivamente. A medida até que surtiu o efeito desejado, pois o América foi todo pressão nos primeiros minutos. Mas apesar do domínio dos donos da casa, o União se defendia muito bem e assustava nos contra-ataques.
Aos quatro minutos o União desperdiçou sua primeira chance. Juninho deu um bom passe para Deivid, que chutou fraco, facilitando a defesa para André Zandoná. Aos oito minutos, o técnico Márcio Ribeiro foi obrigado a fazer sua terceira alteração. Em virtude de contusão, o zagueiro Franque foi substituído por Luís Carlos. Aos 12 minutos, o meia Juninho saiu na cara do gol, mas na hora de chutar, foi interceptado pelo goleiro André Zandoná.
Aos 14 minutos, o América marcou o gol de empate. Marcinho fez grande jogada, limpou um marcador e tocou para Guim marcar oterceiro gol. O time americano manteve o ritmo alucinante e aos 19 minutos, Guim driblou Júnior Maranhão do lado esquerdo e cruzou para Adão completar para as redes: América 4 x 3.
O gol atordoou o time ararense que passou dar espaços no sistema defensivo. Mas apesar de falhar na defesa, o União estava com tudo no ataque.
Aos 31 minutos, o União chegou ao empate mais uma vez. Depois de uma triangulação do lado direito, o meia Alex Marcelino, de cabeça, marcou o quarto do time alviverde. Aos 35 minutos, o atacante Guim ainda acertou uma bola na trave do goleiro Marcão.
Mas aos 47 minutos, depois de um tumulto na zaga do União São João, o atacante Gílson aproveitou a sobra e emendou para o gol: 5 x 4 América.
Com a vitória, o América passou a dividir a liderança com os outros três integrantes do grupo 13, com três pontos conquistados. Mas no critério de desempate, a equipe ficou na vice-liderança, atrás justamente do União são João.
O América volta a jogar na próxima sexta-feira, às 19:30 horas, contra o Rio Branco, em casa.
São José do Rio Preto, Domingo - 07 de agosto de 2005
|