Técnico Pinho chega ao América com status de 'salvador da pátria' para tirar o clube da última divisão do Paulista, apostando em novos diretores e investidores
Chegando como o 'salvador' do América em 2020, o técnico Olímpio Batista Ferreira Júnior, o Pinho, foi apresentado no estádio Teixeirão na noite desta sexta-feira, 7. Prometendo mudar o clube que nos últimos anos tem sofrido com brigas políticas e campanhas ruins no Campeonato Paulista da Quarta Divisão, o treinador deu um voto de confiança a Emílio Ribeiro Lima, presidente do Conselho Deliberativo, e a Eduardo Matarazzo, novo investidor do Rubro.
"Ano passado não tinha o doutor Emílio e o Matarazzo, e o que conversamos é sobre buscar jogadores da divisão. É muito difícil e complicado, já não estou dormindo porque não estava conseguindo contratar jogadores. Além de ter que falar para todo mundo que aqui mudou (conflitos internos) vou ter que ganhar jogos", disse Pinho. O início da montagem do elenco e a chegada dos primeiros jogadores será na segunda-feira, 10.
Pinho chegou a ser apresentado no final de 2018 para comandar o América, mas por conta das brigas políticas e falta de segurança financeira preferiu ir para o Bandeirante, de Birigui. Depois foi para o Catanduva, seu último clube.
O primeiro desafio é fazer os jogadores acreditarem que não terão problemas com pagamentos atrasados ou condições precárias de trabalho, problemas frequentes nos últimos anos. "Vários falaram pra mim: não, não vou. E isso nos preocupa muito, mas a gente consegue convencer alguns e fazer um time forte. O que fiz agora com o Catanduva, quase subi, sem gastar nada, com um time barato", comentou o treinador.
Quem deve auxiliar na questão é o novo investidor, o empresário Eduardo Matarazzo, da Matarazzo Investimentos, também apresentado nesta sexta. Segundo o presidente Luiz Donizete Prieto, o Italiano, "tudo que está precisando é ele quem está pagando". O América ainda inaugurou uma sala de imprensa com mesa e bancos para jornalistas e deu uma nova e repaginada sala de troféus. O clube, porém, não apresentou o ônibus prometido para levar os jogadores.
"É um prazer muito grande pra mim. Conheço a cidade toda, estive várias vezes no Rio Preto, com título e acesso", revelou o técnico natural de Ibirá.
Na direção do América estarão Sérgio Parada como diretor de marketing, Luís Carlos Bardari como diretor social e Geraldo Prado, Edielson Lima e Sivaldo Silva como diretores de futebol. O vereador Marco Rillo estava presente.