América Futebol Clube

América Futebol Clube - São José do Rio Preto

Nome: Antonio Tavares Pereira Lima
Apelido: Pereira Lima
Data de Nascimento: 15/11/1918
Local de Nascimento: Guaranésia (MG)
Tempo na Presidência: 8 meses
Sonho Realizado: Fundação do América
Data de Falecimento: 19/12/1977

Nascido na cidade mineira de Guaranésia em 15 de novembro de 1918, Antonio Tavares era filho do coletor Theodolindo Pereira Lima e da professora Emygdia Tavares Pereira Lima. Iniciou seus estudos na cidade de Muzambinho e concluiu o curso de engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1942, aos 23 anos de idade.

Trabalhou no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem participando da construção da Rio-São Paulo e Rio-Bahia, Em 1945, ingressou na Estrada de Ferro Araraquarense controlada pelo governo paulista e foi designado para trabalhar em São José do Rio Preto.

Ligado aos esportes e dotado de grandes amizades, Pereira Lima buscou o sonho de criar uma nova agremiação na cidade. Com entusiasmo e liderança, articulou adesões e em 28 de janeiro de 1946, conduziu a reunião de fundação, numa das salas do Hotel São Paulo, surgindo assim, o América Futebol Clube. Nessa mesma reunião, foi eleito o Presidente. Em setembro do mesmo ano, deixou o cargo para ser Diretor do Departamento de Futebol e projetou a construção do Estádio Mário Alves Mendonça, inaugurado em junho de 1948.

Transferido para Araraquara, idealizou a criação de um clube social para a classe ferroviária que fosse ligado a um time de futebol. Nascia então, a Associação Ferroviária de Esportes, no dia 12 de abril de 1950. Em 1952, fundou a Associação Desportiva Araraquara ( ADA ), que se tornou rival da Ferroviária até 1956.

No cenário político, Pereira Lima foi convidado por políticos influentes de São José do Rio Preto e se filiou a UDN, em 1947. Disputou a eleição para vereador e foi eleito com votação expressiva. Porém, não exerceu o cargo devido as constantes viagens a trabalho da ferrovia. Em Araraquara, tornou-se prefeito exercendo o mandato de 1952 a 1955. Em seguida, ocupou cadeira na Assembléia Legislativa de São Paulo como deputado estadual suplente.

Casou-se com Diva Saraiva Pereira Lima, com quem teve cinco filhos: Antonio, Marisa, Renato, Sílvia e Diva Maria. Faleceu em 19 de dezembro de 1977, 3 meses antes da estréia do América na 1º Divisão do Campeonato Brasileiro de 1978.



Foto: Fundador
Fundador: Antonio Tavares Pereira Lima

Foto: Fundador
Fundador: Antonio Tavares Pereira Lima

Foto: Fundador
Fundador: Antonio Tavares Pereira Lima

Foto: Fundador
Em p: Jos Nicolletti Sobrinho ( rbitro ), Bob, Zezinho ( tcnico ), De Lcia, Quirino, Miguelzinho, Hugo e Edgar. Agachados: Morgero, Dema, Pereira Lima, Fordinho e Birigui.
 

Antonio Tavares Pereira Lima tornou-se nome de avenida em São José do Rio Preto, na qual situa-se o Estádio Benedito Teixeira, nome de outro ilustre personagem do clube e considerado o maior americano de todos os tempos. Ambos atuaram na primeira partida da história do América, formando dupla de ataque. Pereira Lima como centroavante e Birigui como ponta-esquerda.